É um método de diagnostico por imagem que permite a visualização das estruturas anatômicas em profundidade e em vários planos, mostrando imagens em “fatias” do corpo humano.
É um conjunto de exames (radiografias, fotografias , análises, modelos) que são imprescindíveis para que juntamente com a anamnese, exame clinico, exame funcional seja feito o diagnóstico e planejamento ortodôntico .Além disso, servem como um registro para comparação e avaliação dos resultados do tratamento ortodôntico e como documentação legal.
Permite a visualização da articulação temporomandibular(ATM) em posição mandibular de Oclusão Centrica/Abertura Máxima e com incidência lateral ou postero-anterior, importante para a observação de desgastes nos côndilos mandibulares, restrições de abertura, espaço interarticular aumentado e fraturas dos côndilos mandibulares.
A telerradiografia frontal é feita uma incidência Postero-Anterior que mostra o crânio frontalmente, também é usada para fazer medições (análises cefalométricas),visualizar assimetrias faciais e planejamento de cirurgias ortognáticas.
É uma radiografia lateral de crânio com uma distancia foco-filme maior e fixa de 1,5m , além disso utiliza-se os cefalostatos para posicionar o paciente de forma que seja possível a reprodutibilidade futura da mesma posição e seja possível fazer medições em ângulos formados por planos e linha. Nesta incidência são realizadas análises cefalométricas onde avalia-se o padrão dento-esqueletico- facial e o crescimento do crânio e da face.
É importante para avaliar a idade óssea x cronológica do paciente e permite a representação gráfica do estágio de crescimento que o paciente se encontra através da curva de crescimento.
Indicada para todas as especialidades odontológicas , porque permite a visualização de todos os dentes , ossos maxilares , seios maxilares e articulação temporomandibular, com radiação reduzida e confortável e rápido para o paciente.
É um exame de imagem que utiliza raios-X para obter imagens detalhadas dos seios paranasais, que são cavidades cheias de ar localizadas ao redor do nariz, olhos e maçãs do rosto. É utilizado para avaliar a presença de infecções, inflamações, tumores, malformações ou outras condições que possam afetar os seios paranasais. Através das imagens obtidas, os médicos podem diagnosticar e planejar o tratamento adequado para os pacientes, visando melhorar a saúde e qualidade de vida relacionada aos problemas dos seios paranasais.
O objetivo principal desta técnica é o exame das faces proximais dos dentes posteriores e da crista óssea alveolar. É indicado na detecção de processos cariosos, adaptações marginais de restaurações e presença de lesões periodontais, que apresentem comprometimento de estruturas ósseas, com destruição da crista óssea alveolar.
© Copyright 2023 Centro Radiológico de Castro - Todos os direitos reservados
Ligue para nós
Entre em contato